Pesquisa personalizada

Quem sou eu

Minha foto
Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brazil
Tenho personalidade forte, mas sou meiga, carinhosa, e gosto de conversar, dançar, viajar, conhecer coisas novas.Gosto de caminhadas, piscina, mar e de um bom livro de cabeceira.Gosto de amar e ser amada, e de muito carinho.Me agrada pessoas inteligentes e sensíveis.Boa noite depois escrevo mais, me aguardem.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Acomodações dos empregados da fazenda


Este portão fazia parte da senzala da fazenda Resgate. Dividido em cômodos abrigava os escravos que faziam o serviço direto do senhor Manoel Valim e família. Hoje é tão difícil se arranjar uma colaboradora doméstica, mas a fazenda contava, em 1850, com 49 serviçais, sendo: 5 caseiros, 13 cozinheiras, 5 pajens (que ajudavam a vestir o Senhor e a cuidar de seus mandados), sete costureiros, um alfaiate, duas amas (para ficar a disposição de sinhá e das sinhazinhas para o que elas precisassem), oito mucamas, um copeiro, um sapateiro, um barbeiro, duas lavadeiras, uma rendeira, um seleiro e um hortelão. Eram muitas pessoas mas era necessário porque a fazenda recebia inúmeros visitantes que se hospedavam ali por diversos dias. Numa vitasa como esta nós aprendemos e ficamos informados sôbre como era o modo de vida dos senhores de fazenda, seus costumes, e como eram os móveis daquela época smeraldalili

Nenhum comentário:

 
Pesquisa personalizada